quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Ensaio Temático sobre a Cultura Afro


Foto: equipe 5.6

      Um grupo de fotógrafos de Macaíba intitulados de Equipe 5.6 reuniram se para realizar um trabalho embasado na cultura e na beleza da Comunidade Quilombola de Capoeiras. A equipe composta pelos fotógrafos Edeilson Morais, Reinaldo Rocha, Jacob Marto e Júlio Rasec, criou a iniciativa com o tema de "Cultura Afro" e tem o objetivo de demonstrar a relação histórica entre o povo de Capoeiras e as terras do Solar Ferreiro Torto, local onde os negros foram usados como mão de obra escrava no período colonial e que hoje é simbolo de dor mas também de luta e liberdade para o povo de Capoeiras. Atualmente o espaço abriga um belo museu em zona de mata atlântica e resguarda a gloriosa história de Macaíba.

      Três jovens foram selecionadas para realizar o ensaio fotográfico com a temática. A seleção foi feita em concurso na própria comunidade, na comemoração do dia da consciência negra no ano de 2017, as jovens Vitoria Santos, Lilidiane Santos e Gerlania Moura foram as escolhidas para representar e interpretar as manifestações afro, expondo a beleza do povo negro, os traços e as cores marcantes dos seus antepassados africanos, afirmando as suas origens e caracterizando um povo que é fonte de grande conhecimento e valores.

     Capoeiras é a maior comunidade quilombola do Rio Grande do Norte e possui suas características próprias e uma história de luta por reconhecimento cultural, um povo que se orgulha de ter diversas expressões culturais de origem afro como o zambê, conhecido na comunidade pelo nome de pau furado liderado pelo Mestre Deba, as danças afro, percussão, o artesanato e a capoeira desenvolvida pelo contra mestre Fumaça. Esta é a culturalmente rica terra de Capoeiras.

      Em breve as fotos serão divulgadas em uma exposição fotográfica que passará por diversos locais da cidade, a exposição estará a disposição a partir do dia 8 de janeiro, data em que é celebrada o dia da fotografia no Brasil, e exposição inicia no Centro de Cultura de Macaíba, passará ainda pelo Museu do Solar Ferreiro Torto e encerrando no Ponto de Cultura de Capoeiras.  












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedido de Isenção do Enem 2019 começa nesta segunda

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem como finalidade principal a avaliação do desempenho escolar e acadêmico de nossos estudantes...